top of page

Suplemento

Aspectos do Avatarismo

Hora de novas perspectivas

O aspecto tem relação com a aparência que as coisas e a forma como são aplicadas. No Avatarismo já identificamos 5 aspectos principais. Isso não significa que não apareçam dimensões ainda ocultas por aí. Os aspectos identificados até o momento são: Terapêutico, Autodesenvolvimento, Investigativo, Espiritual e de desenvolvimento da percepção de Cocriação. Vejamos em detalhes o que cada qual significa.

Aspecto Terapêutico
Tratamento de pensamentos contaminados por emoções e sentimentos nocivos à qualidade de vida humana. Eis os 3 grupos principais de afetividade negativa: Tristeza, Medo e Ressentimento.

No grupo da tristeza pode-se encontrar desânimo, derrotismo, depressão, sensação de estar andando para trás, sentimento de vazio, perda de sentido da vida, melancolia e por fim, pensamentos suicidadas de falta de esperança de encontrar solução.

No grupo do medos há vários sentimentos disfarçados, como ansiedade, medo de não conseguir, preocupação, medo de dar errado, insegurança, medo de ser rejeitado, de receber um não, sentimento de rejeição, vergonha, medo de ser quem é, nervosismo, desespero, medo de crescer, medo do. novo, medo do fracasso, medo de errar, medo do ridículo, síndrome do pânico, estresse, manifestação física de diversos medos, e muitos outros, como fobias, medo de insetos, medo de altura, etc.

O terceiro grupo, dos ressentimentos, estão a fúria, o ódio, a raiva, desprezo, impulsividade, indignação, bruxismo, que se manifesta quando dormimos, violência verbal, quando ficamos nervosos e violência física, quando ficamos fora de controle.

Há também as questões de modelagem herdados, sobretudo, de nossos antepassados. Veja um exemplo que aconteceu em uma de minhas sessões. Uma moça tinha fortes crenças negativas sobre dinheiro, então fomos investigar de onde estava vindo aquilo. Fomos encontrar uma memória vinda da avó que associava pessoas que na opinião dela eram pessoas ricas, à ganância e maldade, que transmitiu a crença para a filha, mãe da moça avatariada e finalmente para ela mesma. Mas, afinal, como essa crença poderia estar prejudicando a pessoa? Fazendo com que ela jamais se tornasse uma pessoa gananciosa e maldosa, segundo sua crença. Dessa forma, ela sabotava todos os eventos e ações que a poderiam levar a uma condição financeira confortável e abundante.

 

Mas, obviamente que resolver apenas os aspectos terapêuticos de uma pessoa não basta, pois ela certamente vai querer mais. Vejamos quais são os demais aspectos:

Autodesenvolvimento
Desenvolvimento de empolgação, confiança, sentimento de mérito e sentimento de utilidade. Esses são exemplos de sentimentos fortificantes, que revigoram a alma e alimentam o poder de criação do ser, que conduzem à realização de seus sonhos. No Avatarismo o Orientador pode conduzir o avatariado à experiências metafóricas no sentido de construir percepções que ajudem no desenvolvimento de novas visões de mundo que possam contribuir nesse sentido. Um exemplo seria projeção ao futuro para investigar possíveis possibilidades de crescimento e desenvolvimento humano.

Investigativo
Investigar sobre a natureza do Universo, sobre perspectivas e dimensões da mente, das emoções, dos sentimentos e estados da alma humana, associados à disposição heurística da mente, dos fatos que compõem sua estrutura. Heurística é um procedimento mental simples que ajuda a encontrar respostas adequadas, embora várias vezes imperfeitas, para perguntas difíceis.

Espiritual
Investigar sobre as "realidades" espirituais, indo além da teoria religiosa, vivendo e experimentando pessoalmente sobre essa perspectiva. Podendo também fazer encaminhamentos espirituais de obsessores, etc.

Cocriação
Aprender de forma mais rápida e prática sobre o poder da cocriação, ou seja, que que somos criadores de nossa realidade, que aquilo que pensamos, seja para o bem ou para o mal, é o que provavelmente vai acontecer.

Créditos: A percepção desses aspectos tem a participação da aluna Fernanda Sanches. Gratidão, Fernanda, em nome de todos os alunos que recebem sua contribuição.

bottom of page