Psabra
-
Olhos fechados.
-
Você pode imaginar-se em sua cozinha?
-
Você está de pé ou sentado em sua cozinha?
-
Quando você tem limão na cozinha, você costuma guardar onde?
-
Na geladeira.
-
Vou pedir que você se imagine indo lentamente, pensando em cada passo, em cada gesto, indo até o limão, pegando com sua mão, permitindo-se sentir o geladinho do limão, fechando a porta da geladeira.
-
Você aceita? (Protocolo aceitação)
-
Sim.
-
Vá até a pia. Apanhe uma faca e corte o limão em duas partes.
-
(Aguarde).
-
Terminou?
-
Sim.
-
O limão cortado está em sua mão direita ou esquerda?
-
Esquerda.
-
Eu sei que é difícil, pois o limão é muito ácido, azedo, mas tudo bem para você imaginar-se levando o limão à boca e espremendo-o e sugando parte desse suco ácido? (aceitação novamente).
-
Como é sentir o gosto ácido do limão, tudo bem pra você?
-
De 0 a 10, responda sem pensar, quanto você produziu de saliva?
-
Seis.
-
Você conseguiria espremer as duas fatias do limão em um copo?
-
Que cor é o suco do limão?
-
Seria difícil para você tomar esse limão puro, sem água e sem açúcar?
-
Experimente. Vá em frente e beba o limão. Vamos ver o que acontece.
-
De 0 a 10, quanto você produziu de saliva?
-
Sete.
-
Espera-se que o avatariado produza de 5 para cima. Quanto mais alto, melhor. Se produzir pouca saliva, pode ser útil procurar saber o motivo. Já tive pacientes que bebiam limão puro todos os dias pela manhã, então, não salivavam ao se imaginarem bebendo o limão. Há casos de pessoas que acreditam que não lembram do sabor do limão. Nesses casos você pode perguntar se ele ou ela estivesse tomando um suco de maçã e um de limão, se ele saberia qual é o suco de limão. Se disser que sim, vc está demonstrando que ele ou ela lembra. Enfim, são raros os casos de pessoas que não salivam. Tente com outras coisas, se não funcionar. Este teste não é infalível, pois há casos de pessoas que não salivam, mas entram bem no transe.
Por economia de tempo, os áudios foram acelerados.
1. Áudio Protocolo do limão #1
2. Áudio Protocolo do limão #2
3. áudio Protocolo do limão #3
Ouça as amostras várias vezes até compreender a ideia geral.
O protocolo do limão tem o objetivo de descobrir se a pessoa está conectada ao cenário, no caso a cozinha, ao limão e ao corpo dela mesma. Caso o avatariado não salive com o limão, pode-se pedir a ele que se imagine tomando uma colher de vinagre ou comendo um chocolate etc. Ou seja, você pode ir a dois extremos, a algo extremamente ácido ou desagradável ou algo que ele ou ela, goste muito.
Há pessoas que estão acostumados a tomar limão puro ou não comem salada com vinagre. Nesses casos, provavelmente, não vão salivar. Então, você poderá fazer experimentos com outra coisa que possa levar o avatariado a salivar. Deixe sua criatividade fluir.
Depois do exercício, é importante parabenizar o avatariado por haver conseguido se sair bem.