top of page

Princípios de Relacionamento entre os Colaboradores Avatarvida

relacao.jpeg

1. Maiêutica socrática. Mar calmo não faz bom marinheiro. Se tiver dúvidas, não duvide, pergunte. Quem duvida fecha portas. Quem pergunta abre portas. Se você prefere criar oportunidades, faça muitas perguntas com real interesse pela resposta, não para duvidar ou fechar portas logo adiante. A fim de que se possa melhor entender um tema, circunstância, evento ou pessoa, deve-se revolver e perguntar, e perguntar muito, e, dessa forma, reunir o máximo de informações antes de se gerar qualquer sistema de julgamento ou suposto conhecimento. Sem perguntas, não há resposta, sem resposta, não há compreensão, sem compreensão, o avanço fica prejudicado.

2. Princípio Nota Sete. Devemos dar nota mental a todos os colaboradores da Escola. Se, supondo alguém der nota 8 para um colega, deverá permitir que o colega ou a colega possa cometer até 2 (20%) de erros. O mesmo princípio deve ser aplicado a si mesmo. Errar é humano e o princípio nota sete deve ser aplicado como guia do sistema de tolerância da Escola Avatarvida. O princípio nota sete, portanto, é uma regra de tolerância, pois não existe perfeição. O maior erro é jamais errar. Só não erra quem não faz.

3. Argumento. Observado-se os princípios anteriores, todos os colaboradores têm o direito de argumentar e defender suas ideias durante qualquer debate. Nesse sentido, é preciso observar que todo argumento deve ser pautado em duas ou mais premissas, que precisam ser verdadeiras, ou aceitas por todos ou pela maioria. Enquanto houver dúvidas sobre a validade das premissas, elas podem e devem ser debatidas, até que possam ser aceitas, a fim de que, finalmente, possam gerar conclusão. Caso não haja consenso, haverá um sistema de votação, ou seja, na falta de consenso, o resultado final, será definido por voto. Mas, somente após amplo debate e defesa de argumentos.

4. Criatividade. Todo colaborador é livre para criar qualquer protocolo, seja este aplicável dentro do avatarismo ou fora dele, não importa, sendo seu criador, seu legítimo proprietário, podendo registrá-lo, se preferir ou não. As criações individuais são de propriedade de seus criadores, podendo ele ou ela fazer o que bem entender com sua criação, mesmo que tenha sido testado 100% dentro do ambiente da Escola Avatarvida, não é propriedade da Escola. Excetua-se o Avatarismo e a Melhora Contínua, que é uma doação do Sílvio para a Escola e para o Mundo, pois não haverá proprietários desses dois conceitos.

4. Poderes da Assembleia. Este órgão possui poderes de deliberação à medida que for recebendo e sendo transferido por doação pelo Sílvio, atual presidente da Escola e primeiro proprietário do conceito Avatarvida. Nesse sentido, cabe questionar, "que poderes são esses?". Todos os que já foram compartilhados e discutidos em reunião. Os demais, os poderes que ainda não foram compartilhados e discutidos em reunião, continuam com o criador da Escola e atual presidente, Sílvio, tais como, escolha de novos professores, criação e fusão de grupos de Whatsapp, etc. Isso, no entanto, não impede que qualquer colaborador da Escola também possa fazer sugestões nesse sentido, mas a decisão final é exclusiva do atual Presidente. No entanto, isso também mudará com o tempo.

5. Poderes do Executivo. O executivo, nesse caso, ainda representado exclusivamente pelo Sílvio, mas que no futuro, será representado por um Conselho Executivo, realizará todas as atividades diárias da Escola, dentro da sua alçada. Caso algum membro da Assembleia perceba ações de aprimoramento do Executivo, deve fazer questionamentos, a fim de buscar reunir todas as informações que poderá precisar, sempre no sentido de sugerir aprimoramentos. Todas as sugestão de aprimoramento deverão ser realizadas a partir de um conjunto de entendimentos obtidos através de perguntas e argumentadas.

6. Princípio de Exclusão. Todo membro pertencente ao quadro de colaboradores da Escola, seja professor ou outro que no futuro vier a surgir, deve aplicar cotidianamente o Princípio Nota Sete, um princípio de tolerância. Para todo aquele ou aquela que não conseguir aplicá-lo, haverá assembleia em separado, sem a presença desse membro, a fim de se discutir e votar sua exclusão do quadro da Escola. Caso aconteça no futuro, quando já houver resultados financeiros, este membro deverá ser adequada e justamente recompensado por suas realizações até o momento da decisão, e sua participação na Escola será adquirida pelos demais associados, de acordo com critérios a seres estabelecidos oportunamente. O presidente não está autorizado a excluir qualquer membro sem autorização da Assembleia.

7. Princípio do Incrementalismo. Este princípio indica que o crescimento ocorre de forma incremental, ou seja, aos poucos, 1% de cada vez. O crescimento só é possível em ambiente criativo. A criatividade é um jogo de tentativa e erro. Para que haja o jogo da criatividade é preciso um ambiente de testes e mais testes e mais flexibilidade mental para mais e mais testes e mais criatividade e muitos erros. Mentes criativas são incrementais e não param de criar, para isso precisam de liberdade, sem pré-julgamentos. Nesse sentido, todos devem adotar posturas de incentivo à criatividade. Nesse contexto, caso alguém não seja criativo, ou não queira desenvolver talentos de criatividade, está tudo bem. No entanto, não deve tentar restringir a criatividade alheia por meio de sistemas pré-concebido de ideias próprias não testadas.

8. O simples é bonito. Não é possível se chegar ao simples sem antes se passar pelo ultra-complexo. Não é possível se passar pelo complexo para se chegar ao simples sem antes cometer muitos erros ao longo uma jornada. Na Escola Avatarvida nós buscaremos a simplicidade em última instância, mas, devemos ter em conta que a jornada será complexa, difícil e dura, desta forma, cada qual, deve adotar um posicionamento de contribuição para a eterna busca da simplicidade.

9. Melhora Contínua. A Escola Avatarvida está pautada em um princípio básico e fundamental, a Melhora Contínua. Essa é para aqueles que estão em busca de novas experiências para se desenvolverem. É para aqueles que desejam encontrar um caminho, não esperar que o mundo lhes aponte um caminho.

10. O Princípio da Tentativa. Pode dar certo ou pode dar errado, se não perco nada tentando, devo tentar.

11. Fase de testes. Críticas não serão aceitas durante as fases de testes. A criatividade precisa de liberdade para errar e aprender com o erro. Sem liberdade não há criatividade.

12. Princípio de Paretto. 20% das ações trazem 80% de resultado. 80% das ações trazem apenas 20% de resultado. Nós não acertaremos sempre, e quando errarmos, vamos aceitar e voltar ao curso da forma mais rápida e firme possível. Deve-se partir do princípio que não se sabe previamente quais ações trarão mais resultados, logo, deve-se testar e investigar, sem pré-julgamentos.

13. Princípio da Exceção. A generalização é um atalho da mente. Toda regra tem exceção. Quando alguém se expressar de forma generalizante, por questões de praticidade e atalho mental, deve-se pressupor que poderá haver excessões, sem que as excessões sejam preliminarmente mencionadas.

 

13. Princípio da coruja. Se você tiver motivos para elogiar, elogie. Se você acredita que precisa corrigir, faça muitas perguntas antes, a fim de se certificar que que sua percepção está realmente correta. Isso evitará a pressuposição de uma falsa crença e pré-julgamentos.
 

14. 
Princípios básicos do sucesso. O sucesso precisa crescer como uma semente e ser construído como uma casa. Sucesso não nasce em árvores, não cai do céu. O sucesso exige fazer escolhas certas ou admitir o erro e rapidamente corrigir quando errar. O sucesso exige aceitar que é possível. O sucesso exige seriedade, honestidade e integridade. O sucesso exige aceitar o papel do tempo, incrementalismo, na gestão e no crescimento. O sucesso exige aceitar que há momentos de pico e outros de vale, nem tudo são flores, mas o importante é seguir em frente. O sucesso exige aceitar que o resultado só surge com esforço. Não existe sucesso gratuito. Sucesso exige foco, trabalho e dedicação. O sucesso exige que cada um o deseje.

bottom of page